terça-feira, 5 de outubro de 2010

Sistema de Leitura Visual

São técnicas visuais aplicadas que tem como finalidade ajudar na leitura visual e fornece subsídios para desenvolvimento de trabalhos e projetos. São várias as técnicas existentes, aqui vamos exemplificar algumas delas, como: superficialidade, sequencialidade, sobreposição e correção óptica.

1- Superficialidade: É uma técnica onde as formas vistas possuem representação bidimensional ou chapada, tem como característica a ausência de perspectiva.


 Apesar de o objeto ser evidentemente tridimensional, a figura se apresenta, predominantemente, chapada em função da posição lateral da fotografia.
 
Representação predominantemente chapada da figura que contém alguns pontos turísticos e fatores culturais de Macapá, como: Marco Zero do Equador, Fortaleza de São José de Macapá, Pedra do Guindaste, Marabaixo e Igreja de São José de Macapá. Porem, o que permite o efeito de bidimensionalidade é o fato da configuração ser delineada e preenchida totalmente pela cor preta.
 
2- Sequencialidade: Essa técnica diz respeito à ordenação de unidade ou elementos de modo contínuo e lógico. Essa sequência pode ser dar através de elementos como linhas, planos, volumes, cores, texturas e etc. 


  Nesta figura a sequencialidade é configurada pela continuidade de profundidade.

  Aqui a seqüencialidade também é proporcionada no sentido de profundidade.

3- Sobreposição: Essa técnica é formada pela organização de elementos uns em cima de outros, que podem ser opacos, translúcidos ou transparentes.

Uma imagem desordenada reforça a desarmonia da composição que dão um tom atraente na imagem como um todo.

  Na imagem há sobreposição de elementos em profundidade que são os pontos turísticos e a palavra “Macapá”. Existe também uma sobreposição proporcionada pelo efeito de transparência no fundo com a imagem de São José juntamente com os raios e o céu.

4- Correção Óptica: Essa técnica funciona com um tipo de correção ou de controle visual do objeto, principalmente nas linhas que contornam as organizações formais.




Nas duas figuras acima, as linhas se sobressaem e dão caracteristicas especiais para a aparência  do celular e do carro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário